Marketing sazonal: como vender mais em datas comemorativas investindo em Ads?

Marketing sazonal: como vender mais em datas comemorativas investindo em Ads?

Muitos gestores ou até mesmo empreendedores independentes sabem da oportunidade de fazer bons negócios em datas comemorativas e festividades nacionais.


Mas, ainda assim, quando a data se aproxima, muitos ainda se questionam: como fazer isso?


Para quem não teve a oportunidade de trabalhar nos bastidores, geralmente promoções ligadas a datas específicas são planejadas com meses de antecedência para garantir um maior aproveitamento. 


Falando em aproveitamento, uma das ótimas oportunidades é o investimento em mídia programática, também conhecido como Ads (Anúncios), sobretudo, nas redes sociais.


A possibilidade de monitoramento em tempo real e direcionamento para compra ou contato direto tornam os Digital Ads mídias indispensáveis para praticamente todos os mercados.


Para esclarecer sobre como potencializar seus esforços de venda em ações de marketing sazonal, neste conteúdo você vai encontrar:


  • O que é marketing sazonal?
  • O que é época sazonal?
  • O que é uma campanha sazonal?
  • Diferença entre datas sazonais, promocionais e datas comemorativas
  • Exemplos de campanha sazonal com Digital Ads

 

O que é marketing sazonal?

O primeiro ponto que deve ficar claro é sobre quais épocas do ano o seu setor de mercado costuma ter um grande fluxo de vendas.


Sabendo disso, em poucas palavras, marketing sazonal refere-se às oportunidades de vendas geradas pela influência de algumas épocas festivas do ano. 


Ok, parece fácil de entender, mas e se dissermos que o marketing sazonal vai além das datas mais óbvias como o natal ou o carnaval?


Considerando que há períodos do ano em que determinado produto ou serviço tem mais ou menos vendas, é importante que você possa identificar a sazonalidade do seu negócio.  


Ou seja, o primeiro passo é entender como o seu negócio reage em determinadas épocas sazonais do ano para melhor aproveitá-las.

 

O que é época sazonal?

Épocas ou períodos sazonais são temporários, típicos de uma determinada época ou estação.


Por exemplo: a época em que o morango e a carambola têm seu pico de produção é em agosto, logo esse mês é sazonal para as duas frutas. Com as datas sazonais é do mesmo jeito.


Assim, agora que entendemos um pouco mais sobre épocas sazonais, podemos compreender a natureza das ações de marketing e campanhas sazonais.

 

O que é uma campanha sazonal?

Dentro do contexto de estratégia de vendas, a sazonalidade representa a ideia de um período temporário ao qual o negócio está mais exposto aos movimentos do mercado.


Em termos práticos, o que você acha que uma empresa de sorvete vende durante o inverno?



Continua vendendo sorvetes!


A diferença é que, ao entender a correlação da sazonalidade do negócio entre os fatores externos ao negócio, esta sorveteria tem a oportunidade de preparar uma estratégia para contornar o período das vacas magras.


Por isso, podemos dizer que nem todas as datas comemorativas são sinônimo de vendas para qualquer negócio.


Sabendo disso, campanhas sazonais podem (e devem) ser aplicadas em qualquer período do ano e têm relação direta ao segmento de atuação e como ele se comporta durante o ano.


A sazonalidade de demanda é surpreendente e um produto que teve boas vendas no ano passado pode ou não ter os mesmos índices em outro ano.

 

Mas qual é a diferença entre datas sazonais, promocionais e datas comemorativas?

Se você acha que essa distinção seja desnecessária, então você realmente precisa se atentar a esta seção.


Para facilitar o entendimento, listamos abaixo alguns exemplos práticos de Datas Sazonais, Datas Promocionais e Datas Comemorativas com algumas ideias de como você pode aproveitá-las.

 

Datas sazonais

São datas que ganham relevância nas vendas e na mídia por períodos temporários, típicos de uma determinada época ou estação.


Por exemplo: a época em que os morangos têm seu pico de produção é em agosto, logo esse mês é sazonal para esta fruta mas, nesta mesma passagem de tempo, a banana pode não estar em alta nas vendas.


Nesta situação, com um pouco de criatividade, podemos dizer que os produtores de banana devem recorrer a alguma ação ou campanha de marketing sazonal para garantir suas vendas. 


Algumas datas sazonais comuns que vêm tomando espaço no calendário dos empreendedores são: Dia do Consumidor, Dia do Solteiro, Black Friday, Black Monday e Semana do Brasil.

 

Datas promocionais

As datas promocionais são aquelas usadas pelas marcas para informar aos consumidores a respeito de seus produtos, formar a imagem da empresa, promover a sua marca e gerar descontos para os clientes.


Assim, algumas marcas criam seu próprio evento em cima das datas sazonais.


Blacknight (B2W), Blackout (Walmart) e Magaoff (Magazine Luiza) são exemplos desses eventos personalizados que possuem um forte apelo comercial.

 

Datas Comemorativas

As datas comemorativas são todas aquelas que celebram o dia de alguém ou de algum lugar, situação, momento vivido.


Às vezes elas podem se tornar sazonais, mas apenas se trouxerem uma relevância maior no mercado.


Por exemplo, o Dia do Dentista é comemorativa, mas não é sazonal. Já o Dia das Mães é comemorativa e sazonal.

 

Exemplos de campanha sazonal com Digital Ads 

O marketing digital mudou a maneira como nos relacionamos com o mercado, produtos e marcas.


Através de canais de mídia paga, é possível automatizar contatos diretos de acordo com um grau específico de interesse do seu cliente.


A seguir, trazemos dois cases de nossos clientes com objetivos que vão desde a venda final até a geração de leads.

 

Campanha de Carnaval Parks&Games 

Durante o mês de fevereiro, diversas outras atrações de carnaval interferem nas vendas de tickets para brincar no parque e o cliente havia solicitado que alguma ação fosse feita para suprir isso.

 

Definição de objetivo, persona e estratégias

Com o objetivo de manter o parque como uma atração interessante durante este período, nosso time de criativos definiu algumas ações de marketing sazonal.


Dentre as estratégias, optou-se por promover um benefício de “Bônus em dobro” em que o cliente compra créditos e ganha um valor adicional para usar nas atrações do parque.



Implementação das ações

Nossa equipe de performance determinou junto ao cliente que o Facebook Ads e Instagram Ads seriam os principais veículos para divulgar esta ação durante o carnaval.

 

Métricas e avaliação de resultados

Como o cliente já investe em Ads, a equipe de performance pode trabalhar com campanhas direcionadas para todos que já interagiram com os perfis e páginas da marca nos últimos meses.


Assim, durante o carnaval todos que já visitaram o parque antes serão impactados pela promoção de forma assertiva, o que torna a ida ao parque uma opção de escolha antes não considerada.

 

Campanha da Carnaval Supermercado Recanto

Um dos principais apontamentos do cliente é o fato de que, durante o mês de fevereiro, muitos clientes optam por fazer compras na concorrência e isso, claro, interfere diretamente nas vendas.

 

Definição de objetivo, persona e estratégias

Com o objetivo de tornar o supermercado uma opção mais presente, durante o período de carnaval, definimos algumas ações de marketing sazonal apoiados por Digital Ads.


Dentre as estratégias alinhadas com o cliente está a montagem de “kits de carnaval” em que o cliente compra e ganha itens adicionais comuns na cesta de compras dos foliões.

 

Implementação das ações

Para promover a ação, com o auxílio das ferramentas de anúncios Facebook Ads e Instagram Ads, nossa equipe de performance pôde segmentar os “kits de carnaval” para veicularem exclusivamente no entorno do supermercado.


Ou seja, todos aqueles clientes recorrentes que vivem no bairro e região são impactados pela assertividade e direcionamento dos anúncios.

 

Métricas e avaliação de resultados

Diferente do primeiro caso, a equipe de performance não tinha acesso a muitos dados de campanhas anteriores.


Logo, os anúncios foram direcionados para todos os perfis com características de consumo semelhantes que vivem na região do supermercado.


Assim, durante a folia todos os públicos sugeridos pela própria ferramenta de segmentação serão impactados pelos “kits de carnaval” de forma assertiva.


Agora que já conhecemos algumas estratégias de Marketing Sazonal para reforçar suas vendas quando precisar, que tal um parceiro estratégico para colocar isso em prática?

 

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17/02/2020
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