Efeito sampling: conheça a poderosa ação da Univar Solutions para fazer mais negócios B2B

Efeito sampling: conheça a poderosa ação da Univar Solutions para fazer mais negócios B2B

A princípio, a ideia pode assustar alguns empreendedores que desconhecem os benefícios da técnica, mas veremos a seguir o que é e como utilizar o sampling.

Desde que seja realizada com o mínimo de planejamento, a estratégia de sampling é uma ótima ideia para conquistar novos e fiéis clientes para o seu negócio.

Mas saiba que o sampling só alavanca suas oportunidades quando alinhado a um conjunto de ações de marketing de serviços.

Como exemplo prático, trazemos a ação “Meu Kit Univar” desenvolvida para a Univar Solutions, uma das maiores referências da indústria e comércio de produtos químicos do mundo.   

Para te ajudar a obter ideias para os mais desafiadores problemas de comunicação e marketing digital que você pode enfrentar no seu negócio, listamos a seguir o que você vai encontrar neste artigo:

·         O que é sampling?

·        Sampling na prática: além da amostra grátis e brindes

·         Três motivos para adotar a estratégia de sampling

O que é sampling?

Como você deve ter notado no tópico acima, a estratégia consiste em entregar serviços ou produtos “de graça”, ou seja, fornecer a conhecida amostra grátis.

Mas, mais do que distribuir amostras grátis e brindes, seu maior objetivo com este tipo de ação é tornar as pessoas os principais ativos da sua marca.

Ainda que, em essência, o sampling (ou a popular amostra grátis) ainda seja muito associado ao ponto físico, a estratégia ganhou novas formatações no digital.

Ao considerar a internet como base para se relacionar com estes potenciais consumidores, o consumo e resposta da amostra grátis se torna mais potente, barato e assertivo.

No entanto, para isso, além de propiciar a experimentação, a ideia é criar estratégias conectadas a este fim para contribuir com a construção de uma base engajada e segmentada de novos clientes.

Ok, mas como fazer isso?

Desafio amz|mp: como gerar novas oportunidades de negócio para a Univar Solutions sem um evento presencial?

Para além da teoria, vamos à prática.

Assim como em qualquer processo de marketing, precisamos entender quem é o cliente e o objetivo da ação como um todo.

Assim, em parceria com a Univar Solutions, elaboramos uma campanha para a Unidade de Negócio “CASE”.

Especialmente criada para promover aditivos de laboratório para laboratório, na ocasião, a unidade “CASE” estava em exposição em um stand na ABRAFATI 2019.

A ABRAFATI é um dos principais fóruns nacionais responsáveis pela incorporação de inovações ao mercado de tintas e ao seu processo produtivo.

Com isso, temos o desafio de envolver o público presente no evento a fim de facilitar a formação de alianças estratégicas entre a Univar Solutions e os variados players da cadeia de tintas.

Sampling na prática: além da amostra grátis e brindes

Com o desafio de propiciar um cenário fértil para negociações, adotamos um plano de marketing de serviços apoiado por uma ação de amostra grátis.

Basicamente, a ação “Meu Kit Univar” tinha por objetivo entregar kits personalizados de aditivos preparados na unidade de negócios “CASE”.

A ideia é levar o cliente interessado nas respostas da Univar Solutions a acessar uma landing page para escolher os aditivos que entrariam no kit personalizado a partir de um QR CODE disponível nos materiais impressos no estande.  

Ou seja, quando qualquer representante se interessava pela proposta do stand, um kit com amostra grátis dos aditivos era ofertado em troca dos dados do mesmo.

A partir daí, o time comercial da Univar Brasil recebe o cadastro para separação e envio dos kits com amostra grátis e o time comercial passa a ter acesso a um novo potencial cliente.

Confira a landing page finalizada aqui

Meu Kit Univar https://meukitunivarsolutions.com.br/produtos

Três motivos para adotar a estratégia de sampling

Como visto, a estratégia de sampling não se trata de simplesmente distribuir amostra grátis e brindes, mas sim, alinhar o que você espera do cliente a um objetivo do seu negócio.

Com isso, a amostra grátis pode ser uma grande aliada tanto para fortalecer a imagem da marca quanto para estreitar os laços com seu público de interesse.

Caso ainda não tenha se convencido, listamos abaixo os três principais motivos para adotar a estratégia de sampling o quanto antes.

1. Amostra grátis estimula a reciprocidade

A essência da estratégia de amostra grátis é a reciprocidade.

A amostra grátis é como um gatilho que estimula o cliente a retribuir o “presente”, seja em forma de agradecimento, compartilhamento em suas redes sociais ou até mesmo a decisão de compra.

De qualquer forma, a aproximação com o consumidor e criação de uma memória positiva em relação à marca é inevitável.

2. Amostra grátis destaca sua marca em eventos

Oferecer amostras grátis ou brindes, por exemplo, em feiras e workshops pode destacar sua marca em relação aos outros stands que não exploram essa forma de relacionamento com o consumidor.

Assim, além de conseguir o contato de um público altamente interessado naquilo que sua empresa oferece, a amostra grátis torna-se um ótimo apelo positivo para a sua marca.

3. Aumenta as vendas e a lucratividade

É preciso desmistificar a ideia de que a amostra grátis é somente um custo. 

Aliás, quando realizada sem o mínimo de planejamento, a amostragem pode ser sim um custo sem garantia de retorno. 

Ao ser realizada com o auxílio de um profissional, entretanto, o relacionamento com o cliente e, claro, o saldo positivo em vendas indicam a eficácia do sampling.

Ou seja, quando integrado a uma estratégia clara, os brindes gratuitos são uma solução simples e de baixo custo para quem promove produtos ou serviços.

Mas, como já citado, para que a estratégia seja completa e tenha o efeito esperado, não podemos pensar neste tipo de ação sem um planejamento prévio.

Resumo

Para te ajudar a obter ideias para os mais desafiadores problemas de comunicação e marketing digital que você pode enfrentar no seu negócio, listamos a seguir o que aprendemos neste artigo:

·         O que é sampling?

·        Sampling na prática: além da amostra grátis e brindes

·         Três motivos para adotar a estratégia de sampling

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